O evento

O Enelin - Encontro de Estudos da Linguagem - é um evento que reúne pesquisadores do Brasil e do exterior que têm como interesse de estudo a linguagem em suas diferentes manifestações. Neste ano, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí – Univás promove, através de seu Núcleo de Pesquisa em Linguagem – Nupel, o V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem – Enelin 2013, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro.

Sobre Pouso Alegre

Com posição privilegiada Pouso Alegre localiza-se no entroncamento da Rodovia Fernão Dias (BR 381) com a BR 459. Cercada por uma cordilheira de morros e montanhas que servem de moldura para uma cidade próspera, com seu povo hospitaleiro. Pouso Alegre possui um dos melhores parques hoteleiros do Sul de Minas, vida noturna agitada e uma das melhores gastronomias do estado. A infraestrutura urbana oferece segurança e qualidade de vida, amplos espaços para realização de eventos profissionais e empresariais, um dos mais belos teatros do Brasil e um mercado municipal que mantém o espírito dos mercados do interior.

Em Pouso Alegre, o estilo de vida do interior convive harmoniosamente com a infraestrutura completa de uma grande cidade. De um lado, tranquilidade e segurança. Do outro, sofisticação e desenvolvimento.

Pouso Alegre é o portão de entrada para roteiros turísticos inesquecíveis, o Circuito Serras Verdes que possibilita a tranquilidade bucólica dos hotéis-fazendas no alto das montanhas e a adrenalina dos esportes radicais. Além disso, a cidade está próxima dos principais balneários hidrominerais mineiros e das cidades do circuito das malhas.

(FONTE: Site da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre)



Patrimônio Cultural

São tombados como bens imóveis e integrados como patrimônio histórico do Município:

1- Teatro Municipal
2- Fórum “Orvietto Butti”
3- Obelisco com a imagem de Nossa Senhora Conceição
4- Edifício do Conservatório Estadual de Música “Juscelino Kubitschek de Oliveira”
5- Clube Literário e Recreativo de Pouso Alegre
6- Edifício da Escola Estadual “Monsenhor José Paulino”
7- Edifício do Palácio Episcopal
8- Edifício da Escola Estadual “Dr. José Marques de Oliveira”
9- Casa dos Junqueiras
10- Antiga Estação Ferroviária
11- Fonte Luminosa
12- Circuito da Estrada de Ferro Sapucaí incluindo Edifício da Nova Estação, Maria Fumaça e seus vagões, Ponte de Ferro, trilhos e dormentes e entorno ambiental
13- Bens da Zona Militar contando da Capela Nossa Senhora Aparecida até a antiga caixa d’água de metal e antigo prédio do Colégio Diocesano
14- Estátua do Bandeirante Fernão Dias
15- Catedral Metropolitana
16- Santuário do Imaculado Coração de Maria
17- Capela de Santa Dorothéa
18- Capela de Santa Terezinha
19- Capela de São Benedito
20-Capela Nossa Senhora de Fátima 
21- Igreja de São José “Capela do Pantano”
22- Árvore Grande na Praça da Árvore Grande
23- Lira Pouso-alegrense
24- Capela de Nossa Senhora Aparecida no Faisqueira


Além disso, Pouso Alegre é a cidade de maior tradição no preparo do pastel de milho. O ofício do pastel, além de perpetuar o modo de fazer, movimenta a economia da cidade.

Os pastéis são feitos nas casas dos pasteleiros e vendidos nas ruas e avenidas, principalmente no centro da cidade. Os próprios pasteleiros são responsáveis pela produção e venda dos seus pastéis. Eles são organizados pela ASSEASSAPA (Associação dos empreendedores autônomos do Segmento de Alimentação de Pouso Alegre) que padronizou os carrinhos de venda e os uniformes dos pasteleiros. Os pastéis são preparados e vendidos diariamente. A receita é simples, não sofreu alteração significativa ao longo do tempo. O recheio ganhou diversificação passando a ter diferentes sabores. Os ingredientes utilizados são: farinha de milho, polvilho doce, batata cozida e amassada, sal e ovos. 


Aprenda a receita e conheça mais sobre o pastel de milho aqui e aqui.

Informações sobre Bares e Restaurantes aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário